Todo empreendedor deve persistir

Uma das coisas mais complexas na vida de um empreendedor que luta para implantar o seu sonho é distinguir a diferença entre a persistência (componente necessário para a execução de qualquer projeto empreendedor) da teimosia, fase onde o empreendedor já passou de todos os limites e deveria começar a pensar em parar.

O desafio é que muitos teimosos acabam dando certo depois, e passam a chamar o que parecia uma bela teimosia, de persistência.

E, muito provavelmente, o inverso também é verdadeiro, ou seja, alguns persistentes desistem e passam a entender que estavam apenas sendo teimosos, turrões, sem querer admitir que seus projetos não dariam certo.

Teimosia vs Persistência

O mundo digital complicou ainda mais essa equação: o grátis. Hoje, muita coisa na web "dá certo" do ponto de vista de público, audiência e mesmo de relevância, mas por ser tudo gratuito, o negócio "dá errado".

Muitas vezes nem há negócio, como aconteceu com o caso clássico do YouTube, que virou um sucesso explosivo, mas que se não tivesse sido comprado pelo Google, não daria certo.

Alguns acham que ele não deu certo até hoje justamente porque foi comprado pelo Google, mas os fundadores do YouTube provavelmente não compartilham dessa ideia!

Escrevo essas linhas muito mais numa auto-conversa comigo mesma do que tendo a resposta para a pergunta que me coloquei, pois a linha que separa a teimosia da persistência é mutante, tênue e quase invisível.

E, ainda para complicar mais, um momento de "desistência" quando o empreendedor conclui que estava sendo teimoso, pode gerar ótimas ideias e alternativas e elas podem salvar o negócio e ele desiste de desistir, mata a coisa da teimosia e volta a ser persistente.

Complicado. Ou eu estou com meu pensamento complicado, pode ser.

A única coisa que tenho certeza é que empreendedor precisa esgotar todas as possibilidades, pois morrer na praia é algo que empreendedor não consegue aceitar, e o fará morrer de desgosto por anos e anos.

"Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam."

Isso faz com que muitos de nós se excedam na linha da persistência, andem um tempo na fase teimosia, mas evita que nos precipitemos e joguemos fora nosso sonho, justamente por falta de persistência.

Como diz aquela placa de trânsito "na dúvida, não ultrapasse" eu diria "na dúvida, persista".

Comentários

Postagens mais visitadas