Criação vs Execução

O empreendedor é em geral um ser criativo. Não no sentido publicitário da coisa, mas no sentido de pensar em soluções, projetos, ideias e produtos fora da caixa.


Empreender é inovar

Empreender é inovar e criar o que não existe, seja um produto, um serviço, um modelo de negócios ou tudo isso junto.

O ato de criar, me parece, é inerente ao dia a dia do empreendedor e este ou esta ou fazem sem sofrimento, sem dificuldades maiores, sem ter que se esforçar para pensar novas ideias, novos projetos.

Certa vez li um comentário do Nizan Guanaes onde ele dizia que não consegue ficar de férias muito tempo pois por onde anda vai tendo ideias de negócios e fica com vontade de "sair criando".

Com muitos empreendedores é parecido. Por onde andam, em qualquer pessoa que tropeçam, já surgem ideias de negócios para se montar.

Mais do que apenas criativo, o empreendedor é alguém que normalmente gosta do novo, gosta de mudar e gosta de viver a novidade.

Tudo isso junto, torna muitas vezes o empreendedor excessivamente criativo e novidadeiro e menos afeito às lides do dia a dia, ou seja, a tocar a sua empresa.

E é exatamente por este ponto que quem mais sofre é a gestão da empresa, que fica relegada a um segundo plano, menos interessante e atraente e, portanto, algo que acaba por receber uma dedicação menor.

Acontece comigo e tenho, nos últimos tempos, feito um trabalho intenso comigo mesma para dar o devido foco para a execução.

Escapo, às vezes. Encontro boas justificativas. Mas sei, e tenho me exigido, que se não me dedicar intensamente à execução do meu negócio, não há ideia que resista.

Comentários

Postagens mais visitadas