Ética no Empreendedorismo

Não sou especialista em ética e vou apenas lançar algumas provocações para a nossa reflexão.

Antes das provocações, convém lembrar que ética não é uma coisa absoluta. Existe a ética do dever (Kant), aquela que diz que devemos seguir as regras, as leis, os mandamentos; a ética consequencialista (Mill), que se preocupa com as consequências de nossos atos (os fins justificam os meios) e a ética da virtude (Aristóteles) que busca a felicidade através do equilíbrio.

Vale a pena pensar a respeito:

1. É bizarro o hábito de adotarmos uma ética pessoal, que vale para nós mesmos, normalmente flexível e elástica, e outra ética, esta bem mais rígida e pesada, para todos os outros. "Faça com os outros o que gostaria que fizessem com você" me parece uma boa e simples regrinha.

2. O fato de termos políticos que não honram seus eleitores está diretamente ligado a nós eleitores que não honramos nossos representantes. É simplificar demais achar que o problema é só lá. Há gente do bem e gente do mal no Congresso, nas empresas e nas nossas casas. E há empreendedores do mal.

3. Ter um discurso bonito, ético, transparente e do bem, e uma prática oposta a tudo isso. É o mesmo que não ter ética nenhuma. "Faça o que eu digo, não o que eu faço" é o auge da cara de pau antiética.

4. Ética apenas como marketing ou simplesmente como parte do quadro de "valores" da empresa na recepção, me parece uma coisa muito pouco eficiente.

5. Contrariamente do que talvez seja o pensamento comum, ética pode sim dar lucro. A lei de Gerson está mais em moda (e em voga) do que qualquer pensamento ético. Mas discordo que "Gerson" e sucesso sejam umbilicalmente ligados.

6. O capitalismo e o empreendedorismo são necessariamente competitivos. Mas não necessariamente antiéticos.

7. Ser ético ou ter um discurso ético está fora de moda. Mas não é feio, muito pelo contrário. É bonito e vai voltar à moda.

8. Ética e burrice não tem parentesco nenhum. Assim como inteligência e esperteza não são sinônimos.

9. Há cases e mais cases da combinação ética+sucesso. Assim como o oposto, claro. Se os cases negativos influenciam, os positivos dão um alento para quem quer jogar do lado de cá.

10. A resposta "todo mundo faz" é uma tremenda de uma justificativa para quem é antiético. Simples assim. Qualquer outra explicação é tentar justificar a justificativa.

11. Ética não é uma coisa nem simples, nem absoluta e nem imutável. A atitude antiética é.

12. Assim como a gravidez – ou se está ou não se está – a ética não pode ser algo que às vezes somos às vezes não. Ou se é, ou se não é. Mais ou menos ético é não grávida.

13. Ética empreendedora é igual a qualquer outra. Ética na PF é igualzinha a ética na PJ. Afinal a PJ é feita de PFs.

Sem ser especialista no assunto nem me colocar de um lado ou de outro, mas fazendo parte deste caldo maluco que é ser brasileiro, penso que uma das boas coisas que cada um de nós pode fazer de tempos em tempos, seja na PF ou nos seus próprios negócios, é se auto-questionar com provocações como as que coloco acima e fazer a sua opção pessoal de vida.

Tudo tem um preço. A ética também tem seu preço. Quanto você quer pagar?

Comentários

Postagens mais visitadas